terça-feira, 9 de outubro de 2007

Acção..

Esta semana entramos na quarta fase da Metodologia do Projecto. E as outras fases?
Do início...
A metodologia do projecto relaciona-se com situações reais, tem relevância prática, por isso o produto deve ter utilidade e relevância, baseando-se nos interesses e necessidades dos participantes, deve ser desenvolvido autonomamente pelos mesmos, mas monitorizados pelo Animador, deve combinar objectos pedagógicos cognitivos, afectivos e psicomotores; auto-organização dos alunos; implementação colectiva dos projectos; é de natureza interdisciplinar.
As fases da metodologia são seis:
1ª - Pesquisa/Informação: deve recolher-se a informação necessária de acordo com os objectivos do projecto, utilizando variadas fontes de informação.
2ª - Selecção/Planificação: escolha da informação que se irá utilizar e elaboração do plano de trabalho, esta fase prolongar-se-à durante o desenvolvimento do projecto. nesta fase deve ser feita a divisão de tarefas.
3ª - Decisão/Recursos: antes da prática do trabalho é decidida a estrutura necessária à execução do projecto, arranjam-se os recursos e trabalha-se os materiais que irão ser usados na apresentação.
4ª - Desenvolvimento/Controle: é analisada a criatividade, eficácia das estratégias, utilização dos materiais... os resultados obtidos na experimentação comparam-se com a planificação e operam-se as modificações necessárias.
5ª - Execução/Apresentação: é feita a apresentação ao grupo.
6ª - Avaliação: numa discussão colectiva são comentados os resultados obtidos, quanto ao produto final, processo, erros cometidos e diferenças do projecto inicial e o resultado final.

Na primeira fase procuramos algumas historias que estivessem relacionadas com o tipo de projecto que tínhamos em mente, como já tinha referido. Na segunda fase escolhemos o género de história e decidimos, então que cada uma de nós elaboraria uma história. Na terceira fase todas juntas escrevemos a história e organizámo-nos, quanto aos materiais para a quarta fase. Assim, na fase do desenvolvimento-controle, começamos a construir as personagens (bruxas). Levamos os materiais necessários para fazer as personagens: cola branca, rolos de papelão, papel de mesa e balões. Enchemos os balões, cortamos o papel às tiras, num recipiente juntamos água com a cola branca, e molhamos as tiras de papel que colamos no balão e nos rolos de papelão (os balões irão ser a cabeça e os rolos o pescoço). Aqui houve um pequeno problema, pois apesar de já termos colocado o papel para “juntar” o balão com o rolo um balão e o respectivo rolo desprenderam-se, e por isso tivemos de reforçar essa parte. Depois de ter uma pequena camada de papel colocamos a secar ao sol mas como não secou muito optamos por secadores. Depois de seco verificaram-se alguns defeitos, pois havia papel que estava descolado. Quando estavam mais ou menos secos passamos por cima cola branca, para endurecer e recompor os futuros fantoches.
Enquanto isto, fomos tirando algumas fotografias.
Vamos também fazer algumas mudanças na história, pois é muito pequena.





«- rasgando papel para colar nos balões



















passar o papel na cola e colar nos balões -»










«- as cabecitas mais compostas













a secar...